sexta-feira, 23 de abril de 2010

Nota de falecimento da IECLB

Abaixo, link para nota de falecimento emitida pela IECLB, com sucinta história de vida.

http://www.luteranos.com.br/articles/14263/1/Nota-de-Falecimento-P-Homero-Severo-Pinto/1.html

36 comentários:

  1. A trajetória de vida e exemplo de dedicação e carinho pela causa do Senhor, do P. Homero, sirva de consolo para a família. Cabe a nós seguirmos o seu bom exemplo e termos e certeza do reencontro eterno ao lado Daquele que foi, é e sempre há de ser o nosso Salvadro JESUS CRISTO. Um abraço fraternal desta irmã em Cristo Jesus. Ria Cristina Zimmer e filhos Eduardo e Ramona Krupp.

    ResponderExcluir
  2. Com os profundos sentimentos de pesar.

    Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Vila Rica

    ResponderExcluir
  3. Paróquia Apóstolo João23 de abril de 2010 às 09:50

    Sabemos que neste momento difícil as palavras pouco confortam, são etapas da vida que nos custam sempre aceitar, mas eternamente ficam as memórias e as infíndáveis recordações. A nossas sentidas e sinceras condolências à familia!

    Paróquia Evangélica Luterana Apóstolo João - Jaraguá do Sul / SC

    ResponderExcluir
  4. Estimada Denise!
    Estimados Mateus, Catarina e Leandro!

    Com tristeza acolhemos o comunicado do falecimento do colega e amigo Homero. Recebam nosso voto de pesar e solidariedade neste momento de perda e despedida. Confiamos em nosso bondoso Deus para lhes enxugar as lágrimas e consolar por seu Santo Espírito.
    Que o misericordioso Deus acolha o amigo Homero em seu reino de paz e alegria.
    Somos gratos a Deus pelo testemunho, exemplo e dedicação do Homero à causa do Evangelho, à causa do Reino de Deus e à causa de nossa Igreja.
    Guardaremos em nossa memória os mommentos vivenciados com ele em conversas, encontros e seminários. Foi um colega e amigo muito legal, muito companheiro e comprometido com nossa Igreja.
    Recebam nosso abraço fraternal,
    Pastor João Artur (Joca) e Cilene

    ResponderExcluir
  5. tatiane.tatics@gmail.com23 de abril de 2010 às 11:05

    Meu sentimentos mais profundo de sua amiga hoje e sempre.
    Abraço e repeito a toda a familia.
    Att,
    Tatiane C. da Silva

    ResponderExcluir
  6. Meus pêsames aos familiares..Muito conhecido era o Sr. Homero, senhor muito simpatico, uma pena...

    ResponderExcluir
  7. À família do P. Homero

    Já tanto oramos por vocês.
    Agora choramos com vocês
    Nos irmanamos na solidariedade
    Com toda a família IECLB

    Sejam fortes
    Segurem firmes na mão de Deus
    Se abracem muito!
    E o Espírito Consolador consolará.
    Com certeza...

    Igreja Evangélica de Confissão Luterana em
    Santo Ângelo.

    Nossos sinceros pêsames nesta mensagem, que está nesse endereço...
    http://ieclbcomunidadesantoangelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Amados: Denize, Mateus, Catarina e Leandro!
    Choramos com vocês, pela morte do esposo, pai, sogro...amigo, irmão de fé, parceiro de ministério.
    Mas acima de tudo, louvamos a Deus, pelos mesmos motivos: Pelo que Homero foi para vocês, pelo que ele foi para nós,amigos e companheiros, pelo que o P. Homero Severo Pinto, foi para a sua comunidade e Igreja.
    Queremos ficar irmanados com vocês, para partilharmos a fé que nos une e a esperança que nos move, na certeza de que nada e ninguém nos separará do amor de Deus, revelado em Jesus.
    Sintam-se abraçados!Com o carinho de
    Roseli e Irineu(lobinho)!

    ResponderExcluir
  9. Nos unimos em oração com todos os irmãos e irmãs na IECLB por vocês. Que o Senhor Jesus Cristo vos console com a viva e certa esperança na ressurreição. Nossos sentimentos.
    P. Edwin Fickel - MEUC/IECLB S. Bento do Sul SC.

    ResponderExcluir
  10. Cara Denise, Mateus Catarina e Leandro,
    Homero foi meu colega de exame! Encontramo-nos pela última vez no cafezinho da Secretaria Geral, e ele me disse: "É Hans, nós agora somos a geração mais velha na igreja!" Carrego esse dizer comigo e não tenho mais chance de conversar com ele a respeito. Por que ele me disse aquilo? Homero foi recolhido por Deus. Cumpriu com dignidade seu destino e sua tarefa. Que Deus o receba com toda a ternura e lhe dê o descanso merecido. Restamos nós. Continuemos vivendo para servir a Deus e a Seu Reino.
    Com muito carinho, Hans Trein e família.

    ResponderExcluir
  11. Nossa dor é imensa pela oerda de nosso amigo Homero. Estamos sentindo muito, chorando...
    É muito doloroso perder este amigo, tão meigo, tão bom, tão prestativo, tão presente.
    Tanto oramos por Homero, acompanhando seu dia dia, e sempre com a esperança da cura, porém não é nossa vontade que é feita e sim a de Deus.
    Temos certeza que ele estará em boas mãos a partir deste momento e pedimos que Deus console vocês,nesta hora tão difícil.
    Com um grande abraço...
    Asclepíades Pommê e família - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  12. À família Enlutada!
    A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Ibirubá deseja a família do Pastor Homero o amparo e o consolo em Cristo Jesus. Com pesar.
    Pastor Ademir Trentini e Diácona Roselaine Wolter

    ResponderExcluir
  13. Estou voltando agora do velório do colega Homero. Amanhã estaremos celebrando a vida, na sua despedida desta etapa passageira. Tenho certeza de que o culto será um testemunho. Hoje já havia muitas manifestações de carinho e lembranças de seu ministério. Falando com a Catarina e o Mateus, disse a els que este blog poderia continuar, como um testemunho de fé e para compartilharmos as boas lembranças que guardamos dos momentos que vivemos com o Homero.
    Louvado seja Deus por sua vida! Ele nos enriqueceu assim como vocês, familiares, nos enriqueceram com a maneira como viveram estes momentos.
    Heitor.

    ResponderExcluir
  14. Betina Schlittler Cavallin23 de abril de 2010 às 16:26

    Lágrimas rolam, lembranças vem, ensinamentos permanecem eternizados por aquele sorriso e aquela doce voz na qual sempre se expressou o amor de Deus por nós. Homero, amigo, educador, conselheiro, enfim colega....Sentimos sua partida mas sempre confiantes no Senhor. Homero foi em nossas vidas qual beija flor que deixou um pouco de néctar e perfume, quando na EST e fora dela nos desejou enquanto casal e família as ricas bênçãos de Deus. Que ele encontre o descanso nos braços amorosos de Deus e que a família sinta nosso apoio e abraço forte.

    Pa. Betina Schlittler Cavallin, Maurício Silva Cavallin, Mariana Esther, André Vinícius e Pedro Arthur.

    ResponderExcluir
  15. Com profundo pesar, peço a Deus que lhes dê força e coragem para enfrentar esses momentos difíceis e das saudades que virão. Que possam encontar força, ânimo e ter novamente esperança em dias melhores.
    Tenham a certeza que todos nós estamos com vocês em oração.
    Um abraço Vanise, Sergio e Viviana Volkart - Igrejinha/RS

    ResponderExcluir
  16. Queridos!
    Hoje é o dia em que toda a IECLB sentiu o vazio e a dor deixada por alguém que passou, mas que deixou profundas marcas em todos nós de confissão Luterna. Sentimos com todos vocês familiares a perda do P. Homero. Por isso podemos afirmar que estamos junto com vocês, em lamento, em dor, em lágrimas, mas também em oração e em esperança. Deus que acolhe em seu colo como uma mãe, acolheu o P. Homero durante a sua enfermidade e nesta partida. Mas Ele também acolhe vocês e lhes enxugará todas lágrimas. Com os mais profundo sentimentos de pezar,

    Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi

    ResponderExcluir
  17. Prezada Família!
    Que lindos e valiosos exemplos nos deixou o P. Homero!
    Agradecemos a Deus por isso!
    Continuamos orando por vocês, agora, família enlutada: que o amor de Deus inunde o coração de vocês, dando-lhes a certeza da Ressurreição!
    Abraços,
    Erica e Sara Regina

    ResponderExcluir
  18. Região Norte do Sinodo Paranapanema24 de abril de 2010 às 01:38

    À familia Pinto!

    Nós, ministros e ministra, da região norte do Sinodo Paranapanema, ficamos profundamente entristecidos com a notícia do falecimento do colega Homero. Lembramos de sua dedicação a causa do Reino de Deus através da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Somos gratos a Deus pela vida de Homero. Sua experiencia e dedicação certamente serão lembrados continuamente e ainda contribuirão muito para a missão da igreja. Animemo-nos mutuamente com a promessa de Deus: a ressurreição para a vida eterna. Um abraço carinhoso de todos para vocês, familia enlutada.Estamos com vocês em oração. Pastores Ari, Elmar, Diego, Arnaldo, Nestor, Jorge, Ivo e Pastora Betina

    ResponderExcluir
  19. Amados Denise, Mateus Catarina e Leandro,
    vivemos num tempo em que ninguém mais se cumprimenta com "memento mori" ("lembre que és mortal"), como se fazia outrora. Mas o longa e sofrida jornada para a morte do Homero nos lembrou a todos da nossa transitoriedade. Só podemos encará-la, porque Jesus ressucitou de fato e realmente venceu a morte. Só ele transforma nossa derrota definitiva e vitória. Por isto queremos, com vocês, apegar-nos no Senhor ressurreto!
    Abraços de Ursula e Martin Weingaertner

    ResponderExcluir
  20. Queridos,
    A única coisa que posso pedir é que Deus os console, pois vem dEle o consolo verdadeiro e traga sobre seus corações a Sua paz.
    O P. Homero foi quem me ordenou, em Três Coroas, ao ministério, que várias vezes aconselhou e animou. Sou grata por ele, por sua vida e testemunho. Era alguém por qual tinha admiração e carinho.
    Continuaremos orando por vocês.
    Na esperança da ressurreição em Crito,
    Pa. Marta Schneider Martins - Santarém - Pará

    ResponderExcluir
  21. Paróquia Luterana das Araucárias24 de abril de 2010 às 03:45

    Quando as luzes se apagam, nossos olhos tem dificuldades de captar imagens, ficamos momentaneamente envoltos na escuridão. Passados alguns instantes, nossos olhos se adaptam e começam "a ver" na escuridão. Assim também ocorre com a ausência de alguém que parte; o contraste de sua presença nos faz sentir a sua ausência. Aos poucos acomoda-se em nós o desconforto dessa ausência e fica então a doce saudade. Se dermos tempo ao nosso coração para que, como os olhos, se "acostume" com a ausência, ele também poderá vislumbrar e definir a presença mais sutil.
    A luz do Pastor Homero jamais se apagará. Sua história construída de fé e amor continuará brilhando por onde ele passou. Nosso desejo era de que ele pudesse iluminar nossos caminhos por muito mais tempo. Gostaríamos de ser pastoreados por ele. A tristeza está presente em nossas comunidades.
    Nosso carinho e pesar à família enlutada.
    Paróquia Luterana das Araucárias (Irati –PR)
    P. Célio

    ResponderExcluir
  22. A nossa vida, concedida pelo nosso Pai é passageira. Felizes são aqueles que ouvem e praticam o que Jesus tem ordenado. O P. Homero é um exemplo de um verdadeiro discípulo. Choremos sim pela ausência deste irmão em nosso meio... mas nos alegremos por saber que ele já está com o Pai, com Cristo nosso Senhor e Salvador. Lembremos das coisas bonitas e edificantes que o P. Homero nos deixou. Que Deus esteja abençoando a cada um de nós e neste momento a cada um de seus familiares. JESUS CRISTO VIVE!
    Com. Bom Pastor de Chuvisca, Paróquia de Camaquã/RS - Miss. Carlos Alberto Finkenauer

    ResponderExcluir
  23. À familia enlutada
    Enviamos nossa solidariedade nestes momentos de tristeza e dor. Oramos pelo amparo e proteção de Deus.
    Pa. Elaine Neuenfeldt e P. Valdir Seibel
    Genebra - Suiça

    ResponderExcluir
  24. Estimada Familia Enlutada!
    Em nome da Paróquia de Assis, recebam nossos pêsames. Que o testemunho de vida e de servo do Senhor seja exemplo a ser seguido pro voces e por toda a Igreja onde exerceu o pastoreio que Deus lhe confiou. Sintam-se consolados com as paalvras de Romanos 8.38-39: ... NEM A MORTE, NEM A VIDA, ... NADA PODERÁ SEPARAR-NOS DO AMOR DE DEUS, QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR.

    ResponderExcluir
  25. Querida Família!
    Na distância, unimo-nos em oracao, neste momento de despedida. Guardamos em nosso coracao e memória as Palavras de Bêncao do P. Homero, no nosso culto de envio para o trabalho na Alemanha. Lembramos com carinho a sua presenca e o seu abracao caloroso na despedida no Aeroporto Salgado Filho, agosto de 2009. P. Homero teve conosco um gesto pastoral muito querido...quando nos disse: "Vocês representam a IELCB, estaremos orando por vocês"! E assim nos sentimos...
    Hoje, lembramos do culto de despedida do P. Homero, depois destes 40 dias de luta pela vida na UTI. Intercedemos junto ao Cristo Ressurreto que fortaleca e console a vocês querida família enlutada. Um grande abraco solidário, Pa. Claudete e P. Carlos - Wunstorf - Alemanha

    ResponderExcluir
  26. Querida Denize, Catarina e Lenadro, Mateus...

    Apenas agora, onze da noite de Sábado em Nürnberg fui tomar conhecimento do falecimento do querido amigo Homero. Odila e eu estamos profundamente entristecidos. Junto conosco, Sara. Homero - e vocês juntos com ele - tiveram um papel muito importante no inicio de nosssa vida no ministério pastoral há 23 anos atrás, ainda em Igrejinha. Lembramos com muito carinho daquele um ano de intenso convívio. E sempre que nos reencontrávamos depois ou nos viamos nos caminhos da IECLB, era com alegria e carinho. Uma perda enorme. Nas senhas de sexta-feira, dia do óbito do Homero, encontro a seguinte frase (versão alemã): "Tu, estrela da manhã, tu que és luz de luz, luz que quebra a escuridão, tu te manifestaste como luz resplandecente desde antes dos tempos. Tu, fonte de vida, nós te damos graças e em ti depositamos nossa esperança; pois tu superaste a escuridão da morte, nos trouxeste vitória e vida." Nós, Odila, Mauro e Sara, damos graças a Deus pela vida do Homero e desejamos que vocês possam receber desta luz de vida e de esperança que vem de Jesus Cristo. Deus abençoe, conforte e guarde vocês. Fraterno abraço, fam. Schwalm.

    ResponderExcluir
  27. Meus sentimentos a família. Que Deus receba o tio Homero com muito amor e que juntos olhem pela sua família.

    ResponderExcluir
  28. Todos os comentários que ouvi durante o velório na sexta-feira e nos atos fúnebres no sábado, foram palavras de reconhecimento a maneira simples e ao mesmo profunda, pela qual Homero viveu sua vida e demonstrou sua fé. Creio que devemos valorizar este testemunho e honrar seu compromisso com uma missão ampla, de renovação da IECLB, de evangelização e de parceria com quem esta na mesma caminhada. Como bem disse o Presidente do Conselho da IECLB, Dr.Milton Laske, no momento do funeral, "Temos que assumir a tarefa deixada por ele. O que ele quis fazer, devemos fazer nós".
    Sou grato a Deus pelos longos anos de amizade, pelo compartilhar sempre aberto, pelo apoio sempre presente. Nunca precisamos de rodeios. Se tínhamos que falar, falavamos.
    Um abraço a família e gratidão por seu testemunho.
    Heitor

    ResponderExcluir
  29. Queridos Denize, Catarina, Mateus e Leandro!
    Não pudemos estar pessoalmente com vocês, mas queremos deixar nosso abraço de solidariedade neste momento de tristeza para vocês e para todos nós que convivemos com o Pastor Homero. Fica a lembrança e o exemplo de um homem "de bem com a vida" porque guiado pela mão de Deus, de alguém que ajudou a fazer este mundo um pouco mais humano.
    Um abraço,
    Valburga e Danilo Streck

    ResponderExcluir
  30. Ter que pregar sobre a ressurreição de Tabita/Dorcas, neste último domingo, se tornou uma quase profissão de fé... crer na ressurreição é aprender com os erros e acertos, mostrar o que se aprendeu, viver sob a certeza de que a vida foi um presente - de Deus - e agradecer.
    obrigada, mais uma vez, Denize, Catarina, Mateus, pela partilha da luta, da vida, da ressurreição.

    ResponderExcluir
  31. Queridos primos,

    Nossos últimos encontros foram pautados por dor e tristeza pela perda de pessoas queridas: tia Tetéia, meu pai,tio Wilmar e agora o primo Homero. O tempo e a fé em Deus se encarregarão de aliviar a dor e a ausência, que às vezes, parece nos sufocar. Um abraço,Márcia Severo Spadoni

    ResponderExcluir
  32. Queridos!
    Nosso Abraço fraternal à vocês!
    Nos unimos ao luto e a tristeza pela perda do querido Pastor Homero!
    Que Deus os fortaleça no Seu amor gracioso, nós, oramos por vocês!
    Abraços,
    Israel Herbes

    ResponderExcluir
  33. Sinto muito pelo pastor Homero. Muita força a todos vocês!

    Gabriela Willig, Foz do Iguaçu

    ResponderExcluir
  34. Queridos irmãos! Não há palavras que possam expressar o lamento pela ida do Pastor Homero. Meus pais são frutos da obra de Deus nas mãos do Homero, do seu carinho profundo.
    Que o poder e a paz do Senhor os conforte nos momentos de dor e sofrimento.
    Amém!
    Jaqueline Fetter, Fpolis/SC

    ResponderExcluir
  35. Queridos familhares do Pastor Homero,
    Nossos sentimentpos pelo falecimentos de nossos amigo,que Deus os conforte, enfim foi feito todo tratamento possível, ele subiu ao Céu..,
    Abraços
    Gilvan,Edelisa e Karen

    ResponderExcluir
  36. O amigo Homero sempre nos foi uma companhia agradável, simpática, gentil e carinhosa.Os caminhos que percorremos neste espaço terra muitas vezes são bem incompreensíveis.Deus vos ampare e console nesta despedida desta bela pessoa, pai e marido, Homero. Um grande abraço Henriete e Ivo Lichtenfels, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre.

    ResponderExcluir